25/10/2024
A hiperatividade infantil é uma condição que pode se manifestar desde cedo, trazendo desafios tanto para as crianças quanto para os pais e educadores. Caracterizada por uma agitação constante e impulsividade, a hiperatividade afeta a forma como a criança interage com o mundo, sua concentração e seu desempenho escolar. Identificar essas características é fundamental para garantir o apoio adequado e criar um ambiente que favoreça o desenvolvimento da criança.
Entre as características mais comuns de uma criança hiperativa, destaca-se a dificuldade em manter-se parada por longos períodos. Elas costumam mexer-se continuamente, balançando as pernas ou movimentando as mãos mesmo em situações que exigem calma, como a sala de aula. Além disso, é comum que essas crianças falem excessivamente, muitas vezes interrompendo conversas e respondendo antes mesmo de a pergunta ser finalizada. Segundo Bruno Alencar, assessor pedagógico do Colégio Anglo Itapema, "a hiperatividade não deve ser confundida com simples energia infantil; é uma condição que requer atenção e compreensão".
Outro aspecto importante é a impulsividade. Crianças hiperativas costumam agir antes de pensar, o que pode resultar em comportamentos impulsivos e, por vezes, agressivos, principalmente em situações de frustração. Esse traço dificulta, por exemplo, que elas esperem sua vez em brincadeiras ou atividades, gerando dificuldades na socialização com outras crianças. O sono também pode ser afetado, pois a agitação interna muitas vezes dificulta o processo de adormecer, levando a noites mal dormidas e cansaço durante o dia.
A dificuldade de concentração é um dos maiores desafios para crianças hiperativas no ambiente escolar. A capacidade de focar em tarefas por longos períodos é limitada, e qualquer estímulo externo pode facilmente desviar a atenção. Essa característica compromete o aprendizado e pode resultar em desempenho escolar abaixo do esperado. No entanto, com o acompanhamento adequado, é possível criar estratégias que ajudem a criança a se concentrar e a aproveitar melhor as atividades escolares.
É fundamental que os pais e educadores saibam distinguir entre uma agitação típica da infância e a hiperatividade. A diferença está na intensidade e na persistência dos sintomas, já que a hiperatividade é contínua e impacta significativamente a vida da criança. Isso significa que a condição não se restringe ao ambiente escolar, mas também se manifesta em casa e em outras situações cotidianas.
O diagnóstico da hiperatividade deve ser realizado por um profissional especializado, que considerará o comportamento da criança em diferentes contextos. Uma abordagem multidisciplinar, envolvendo psicólogos, pedagogos e, em alguns casos, neuropediatras, pode ser necessária para definir o melhor plano de intervenção. O suporte emocional da família e o entendimento sobre a condição são fundamentais para que a criança se sinta acolhida e compreendida.
Identificar e lidar com a hiperatividade de forma adequada permite que a criança explore seu potencial e aprenda a lidar com seus desafios. Com o apoio certo, ela pode desenvolver mecanismos para melhorar a atenção, controlar a impulsividade e se adaptar melhor às demandas da escola e da vida em sociedade. Compreender essa condição é o primeiro passo para proporcionar um ambiente mais equilibrado e promissor para o desenvolvimento das crianças.
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