28/03/2025
O aprendizado de um novo idioma na infância é um processo que traz grandes benefícios para o desenvolvimento cognitivo. A neurociência tem mostrado que, especialmente entre 0 e 4 anos, o cérebro está em um estágio de alta plasticidade, tornando esse período o mais adequado para a aquisição de línguas de forma natural e eficiente. Quando as crianças começam a aprender inglês desde cedo, elas ganham uma nova habilidade e aprimoram diversas funções como memória, atenção e percepção.
Durante essa fase, o cérebro das crianças é especialmente receptivo a estímulos. A região responsável pela linguagem no córtex cerebral, que lida com o processamento de informações auditivas e a formação de palavras, está em pleno desenvolvimento. A plasticidade cerebral, característica marcante dessa fase, permite que as crianças se adaptem rapidamente a diferentes sons e estruturas gramaticais de idiomas, o que facilita o aprendizado de mais de um idioma simultaneamente, sem confusão.
No Colégio Anglo Itapema, essa compreensão científica é aplicada em sala de aula de maneira inovadora. O ensino de inglês é planejado para ser divertido e envolvente, aproveitando as qualidades do cérebro infantil. Desde as primeiras etapas do ensino, as crianças são expostas ao inglês por meio de atividades que estimulam os sentidos e a criatividade. Por exemplo, nas aulas para os menores, o uso de músicas, como canções simples e repetitivas, permite que as crianças internalizem vocabulários e estruturas gramaticais de forma natural, criando uma conexão emocional com o idioma.
Desenhar enquanto escutam palavras em inglês permite que as crianças façam conexões entre a forma escrita e os conceitos que estão sendo apresentados. Essas experiências multisensoriais favorecem a memorização e a aplicação do idioma de forma espontânea e intuitiva.
À medida que os alunos crescem, o aprendizado também se adapta às suas necessidades cognitivas. No ensino fundamental, as aulas de inglês são mais desafiadoras, com atividades que estimulam o raciocínio lógico e a comunicação. Os estudantes, por exemplo, podem ser convidados a criar pequenas histórias, aplicar o inglês em contextos do dia a dia ou até mesmo realizar atividades em grupo, o que aumenta o envolvimento social com o idioma.
Ao integrar brincadeiras, música, desenho e tecnologias, a escola oferece aos seus alunos uma experiência completa de aprendizado, que os prepara para um futuro mais conectado e globalizado.