Image de fundo Blor Home
 Organizar também se aprende brincando

Organização infantil começa com pequenas atitudes

26/03/2025

Pedir que uma criança guarde os brinquedos após o uso ou mantenha os materiais escolares no lugar certo pode parecer apenas uma questão de ordem, mas vai muito além disso. Atitudes simples como essas ajudam a formar um senso de responsabilidade e favorecem o desenvolvimento de habilidades importantes para a vida adulta, como disciplina, autonomia e planejamento.

Compreender que cada objeto tem um lugar e que as tarefas seguem uma sequência lógica ajuda a estruturar a rotina infantil. E o melhor momento para começar esse aprendizado é a primeira infância, quando a criança está mais aberta à construção de hábitos. Para isso, é essencial que as propostas estejam alinhadas ao universo da criança, de maneira leve e adaptada à sua faixa etária.

Aprender a se organizar é também aprender a cuidar de si e do outro. É uma habilidade que impacta tanto a vida acadêmica quanto as relações pessoais”, ressalta Bruno Alencar, assessor pedagógico do Colégio Anglo Itapema, em Santa Catarina. 

Transformar tarefas rotineiras em brincadeiras é uma das formas mais eficazes de introduzir esse conceito. Desafios como “quem guarda mais peças em menos tempo” ou músicas que incentivem o fim da bagunça tornam o processo divertido e menos impositivo. O uso de organizadores coloridos, caixas com etiquetas e cantinhos personalizados também favorece a compreensão de que há um espaço específico para cada item.

Outra prática eficiente é envolver a criança nas tarefas da casa, mesmo que de forma simbólica. Ajudar a colocar os pratos na mesa, dobrar meias ou arrumar a cama são pequenas ações que reforçam a importância da colaboração e despertam o sentimento de pertencimento ao ambiente familiar. Elogiar os esforços, mais do que o resultado, estimula a autoestima e reforça positivamente o comportamento.

Segundo Bruno Alencar, “o exemplo dos adultos tem um papel decisivo nesse processo; quando pais e professores demonstram hábitos organizados no dia a dia, as crianças absorvem esse comportamento com mais naturalidade”. Ou seja, o aprendizado da organização começa com o olhar e a convivência.

Com o tempo, a repetição dessas atividades cria um padrão comportamental, que a criança passa a adotar espontaneamente. A chave está na constância e no respeito ao ritmo individual, sem cobranças excessivas. Quando a organização é tratada com paciência, ludicidade e empatia, ela deixa de ser um peso e se transforma em uma aliada na construção da autonomia infantil. Para saber mais sobre organização para crianças, visite https://revistacasaejardim.globo.com/dicas/organizacao/noticia/2022/10/12-dicas-para-ensinar-criancas-sobre-organizacao.ghtml e https://gamarevista.uol.com.br/semana/como-organizar-a-vida/como-ensinar-organizacao-para-criancas/

 

 


Voltar

COMPARTILHE:

É com grande entusiasmo que damos início a este espaço dedicado à nossa comunidade escolar! O blog do Colégio Anglo Itapema é o lugar perfeito para você ficar por dentro de tudo que acontece em nossa instituição.

Siga-nos

Newsletter